Competências e Atribuições

Início » Competências e Atribuições

PREFEITO MUNICIPAL

Competências e Atribuições:

  • Representar o Município em juízo e fora dele.

  • Exercer a direção superior da administração pública municipal.

  • Sancionar, promulgar e vetar leis aprovadas pela Câmara Municipal.

  • Nomear e exonerar secretários e demais cargos de confiança.

  • Elaborar e executar o plano de governo e os planos plurianuais, de metas e orçamentos.

  • Administrar os bens e rendas do Município.

  • Prestar contas da administração pública municipal, em conformidade com a legislação vigente.

  • Celebrar convênios, contratos e acordos com entidades públicas ou privadas, mediante autorização legal.

  • Zelar pelo cumprimento das leis, da ordem pública e do interesse coletivo.

 

VICE-PREFEITO MUNICIPAL

Competências e Atribuições:

  • Substituir o Prefeito em seus impedimentos ou ausências legais.

  • Assumir o cargo de Prefeito em caso de vacância.

  • Colaborar com o Prefeito na coordenação de ações administrativas e políticas públicas.

  • Representar o Município quando designado pelo Prefeito.

  • Exercer outras funções que lhe forem atribuídas por lei ou delegadas pelo Prefeito.

 

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

Competências e Atribuições:

  • Auxiliar o Prefeito na formulação e execução das políticas públicas da área correspondente à sua pasta.

  • Planejar, coordenar e supervisionar os programas e ações da respectiva Secretaria.

  • Administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da Secretaria sob sua responsabilidade.

  • Elaborar relatórios e prestar contas das atividades desenvolvidas.

  • Propor projetos de lei, decretos e regulamentos relacionados à sua área de atuação.

  • Representar institucionalmente o Município em eventos e reuniões técnicas da sua área.

  • Garantir a execução das metas estabelecidas no plano de governo municipal.

 

Ir para o conteúdo